sexta-feira, 21 de maio de 2010

Imperatriz: projeto Comcultura e Fundação Cultural são parceiros no I Intercolegial da Canção



Alunos irão apresentar canções inéditas ou novos arranjos musicais no evento
O projeto Comcultura, coordenado pela professora Letícia Cardoso, do curso de Comunicação Social/Habilitação Jornalismo, da UFMA Imperatriz, é parceiro da Fundação Cultural na organização do I Intercolegial da Canção. Os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares irão apresentar canções inéditas ou novos arranjos musicais no evento.

Os vencedores vão se apresentar no “Show da Cidade” durante as festividades do aniversário de Imperatriz e no evento produzido pelo projeto Comcultura no dia 18 de junho na UFMA. Serão distribuídos 3 mil reais em prêmios e sorteados dez violões para quem levar um quilo de alimento não-perecível. As eliminatórias começaram no último dia 14 de maio.

Geraldo da Costa, integrante da Fundação Cultural, lembrou trechos da música de um antigo programa radiofônico para reforçar a chance dada aos jovens compositores através da iniciativa. “Você era um valor desconhecido não tinha fama e andava perdido”. O trecho abria o programa “Valores Desconhecidos”, que apresentava o mesmo objetivo do Intercolegial da Canção. “O evento irá estimular o aparecimento de novos talentos gerando oportunidade de reconhecimento artístico”, afirmou Geraldo.

“O Comcultura acredita que eventos como o Intercolegial da Canção fomentam a produção cultural e valorizam a cultura local”, sublinhou a coordenadora do projeto Comcultura, Letícia Cardoso.

As escolas estão incentivando os alunos a participarem do evento. “Motivar os alunos a mostrarem seu talento e valorizar a cultura em Imperatriz também é papel da escola enquanto educadora, além de possibilitar a confraternização entre as escolas da cidade”, declarou Rute Gomes Pereira, diretora da Escola Municipal Parsondas de Carvalho. O sargento Guimarães, da Escola Militar em Imperatriz, acredita que a arte faz com que o aluno tenha um interesse legítimo pela escola.

O aluno da Escola Santa Terezinha, Paulo Henrique Maia Duarte, vai participar do evento com sua banda The Polaris. Para ele, é uma oportunidade para divulgar seu trabalho. “Decidimos arrecadar fundos para comprar os instrumentos que necessitamos. Nota-se a carência de eventos incentivadores desse tipo na cidade, falta oportunidade para os músicos independentes que enfrentam dificuldades com relação à divulgação, incentivo e até mesmo de apoio financeiro”, analisou.



Edição: Lauralice Portela/ASCOM/UFMA

Lugar: Ascom/Núcleo Imperatriz
Fonte: Lúcia Pacheco
Notícia alterada em: 21/05/2010 08h49

Nenhum comentário:

Postar um comentário