sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pesquisa mostra que 445 municípios do país ainda não têm bibliotecas




Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

Pesquisa divulgada hoje (30) pelo Ministério da Cultura revela que em 445 cidades brasileiras ainda não há bibliotecas municipais. O índice representa 8% dos 5.565 municípios em todo o país. O estado com o maior número de cidades sem esses espaços para leitura é o Maranhão (61).

* Tocantins é o estado com maior índice de bibliotecas por grupo de 100 mil habitantes
* Bibliotecas municipais têm quatro funcionários em média, a maioria sem formação específica
* Censo: 29% das bibliotecas municipais oferecem internet
* Banda larga alcança 67,9% das escolas públicas do País

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais foi realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e encomendado pelo ministério.

De acordo com o levantamento, em 79% das cidades há bibliotecas municipais em funcionamento. Em 12%, elas estão em processo de implantação e em 1%, em fase de reabertura. O estudo foi feito entre setembro e novembro do ano passado. Em 2007 e 2008, 660 cidades não tinham bibliotecas municipais.

O perfil dos estabelecimentos indica uma média de 296 empréstimos por mês e uma frequência média de usuários de 1,9 vez por semana. A área física é de 177 metros quadrados, em média, e a maioria das bibliotecas (99%) não abre durantes os finais de semana, só funciona de segunda à sexta, de manhã e de tarde.

Os dados mostram ainda que 91% dos locais não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual. O índice das bibliotecas que não dispõem de serviços para portador de necessidades especiais chega a 94%. Além disso, 88% dos estabelecimentos não têm nenhum tipo de atividades de extensão, como oficinas e rodas de leitura em escolas.

Segundo a pesquisa, 64% das bibliotecas municipais do país têm computador, 39% têm televisão, 28% têm videocassete, 27% têm aparelho de DVD e 24% ainda usam máquina de datilografia. Entretanto, 25% delas não contam com nenhum desses equipamentos.

Apesar do número razoável de estabelecimentos com computadores, nem a metade (45%) tem acesso à internet. Desses, apenas 29% prestam esse tipo de serviço aos usuários.

Enem 2010 será nos dias 6 e 7 de novembro




O Ministério da Educação (MEC) está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações.



As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)está prevista para o dia 7 de novembro.

Nos próximos dias, o Inep, autarquia do MEC responsável pela prova, deve publicar uma nova portaria alterando a data do Enade, exame que avalia o ensino superior.

A expectativa do MEC é de que essa edição tenha 6 milhões de inscritos. No ano passado, o Enem recebeu 4,2 milhões de inscrições e cerca de 2,5 milhões fizeram a prova. Em 2009, o exame deixou de ser apenas um instrumento de avaliação do ensino para ser utilizado como seleção para 47,9 mil vagas em 51 universidades e institutos federais. Para organizar a seleção por meio do Enem, foi criado o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Sisu

Ainda no primeiro semestre o Sisu terá uma nova rodada de seleção, que utilizará a nota do Enem 2009. As instituições federais que tenham vestibular de meio de ano devem decidir a adesão ao sistema no mês de maio e as inscrições devem ser abertas ainda no mês de junho. O MEC já sinalizou que haverá mudanças na próxima edição.

Lugar: ASCOM/UFMA
Fonte: ANDIFES
Notícia alterada em: 30/04/2010 18h29

ITA pode mudar regras do vestibular


O Comando da Aeronáutica avalia um termo de ajuste de conduta enviado pela direção do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, que visa promover alterações nas regras do vestibular.
A medida foi adotada após o Ministério Público Federal pedir alteração nas normas do processo seletivo do instituto, que não permite a inscricão de candidatos maiores de 23 anos, arrimos de família e casados.
Pelas regras atuais, para ingressar no instituto, detentor de um dos vestibulares mais concorridos do país, o candidato deve ser brasileiro nato, solteiro e não arrimo de família.
A idade máxima para o ingresso no ITA é 23 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição. O candidato também deve estar em situação regularizada perante o serviço militar, possuir idoneidade moral e ter concluído o ensino médio.
O questionamento do MPF foi apresentado após denúncia de um estudante da Bahia em setembro do ano passado. Segundo a recomendação do procurador da República Fernando Lacerda Dias, as alterações nas regras devem ser promovidas a partir do próximo vestibular.
Em seu despacho, ele afirma não haver norma legal que ampare a exigência de o candidato ser solteiro. "É uma exigência altamente discriminatória e termina por estimular a formação de uniões estáveis informais, em descompasso com a proteção constitucional da família, garantida pela Constituição Federal."
Também não há amparo legal, segundo Dias, nas exigências de que o candidato não seja arrimo de família e que seja menor de 23 anos. DENÚNCIA - De acordo com o procurador, após receber a denúncia, ele chegou a recomendar alterações no vestibular de 2010, mas estendeu o prazo em razão de o processo seletivo já estar em andamento.
"Para buscar uma solução definitiva para o caso e evitar transtornos no processo seletivo de 2010, já em vias de acontecer, o reitor do ITA encaminhou um termo de ajuste de conduta à consultoria jurídica adjunta do Comando da Aeronáutica em Brasília, que é o responsável por alterações no edital do instituto."
Dias não descarta que o caso se transforme em ação civil pública, caso não haja sinalização de mudanças no edital. Procurado pelo valeparaibano, o ITA não se manifestou ontem sobre o assunto.
VESTIBULAR - O vestibular do ITA oferece 130 vagas, sendo 80 destinadas a civis, para os cursos de engenharias aeronáutica, mecânica aeronáutica, civil aeronáutica, eletrônica e da computação.

Fonte: Vale Paraibano

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gênio da matemática despreza prêmio de US$ 1 milhão, diz jornal


Russo Grigory Perelman resolveu a Conjectura de Poincaré.
Já é o segundo prêmio que o matemático recusa.


Um dos homens mais inteligentes do mundo recusou um prêmio de um milhão de dólares por ter resolvido um dos enigmas da matemática, diz o site do jornal inglês “Daily Mail”.

O russo Grigory Perelman, 44, que vive recluso em um apartamento em São Petersburgo, receberia o prêmio do Instituto Clay de Matemática, nos EUA. Sua façanha foi desvendar a Conjectura de Poincaré, que define propriedades das esferas.

De acordo com o jornal, Perelman não quis receber jornalistas em sua casa e disse, através da porta fechada, que já tinha tudo o que queria.

Essa é a segunda vez que o russo descarta um prêmio importante. Em agosto de 2006, ele não foi receber a Medalha Fields, condecoração equivalente ao Nobel para os matemáticos.

O PRIMEIRO COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIAO NORTE

O PRIMEIRO COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIAO NORTE

O primeiro Colóquio de Matemática da Regiao Norte será realizado na UF do Pará, Belém, PA, de 20 a 24 de setembro de 2010, tendo como público alvo a comunidade de estudantes e professores de todos os estados da Região Norte.
Os minicursos terão duração de seis horas, distribuídas em quatro dias do evento (uma hora e meia por dia), e devem corresponder ao nível introdutório dos cursos do Colóquio Brasileiro de Matemática.
Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ufpa.br/sbmnorte/coloquio
Fonte: