quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PROVA DO ENADE SERÁ APLICADA DOMINGO


estadao.com.br, Atualizado: 17/11/2010 19:10

Cerca de 450 mil universitários participam, no próximo domingo, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova é aplicada aos alunos que estão ingressando ou concluindo cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino. A participação é obrigatória e quem não comparecer aos locais de prova não recebe o diploma de graduação. A responsabilidade de inscrever alunos e divulgar a lista de participantes é das instituições de ensino.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, enviou aos candidatos, pelo correio, um cartão informando os locais de prova. Quem não tiver recebido pode consultar essa informação na página do Inep ou na coordenação do seu curso.

A prova começa às 13h e é preciso levar o cartão de informação e um documento oficial com foto. O Inep pede também aos estudantes que preencham, até a data da prova, o questionário socioeconômico do Enade. A partir deste ano, o processo foi informatizado e os formulários estão disponíveis na internet. O preenchimento não é obrigatório.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SELETIVO IFMA UNIFICADO

DAS PROVAS
4.1. As provas do Processo Seletivo nas Formas Integrada, Concomitante e Subsequente serão realizadas no dia 09 de janeiro de 2011, no horário das 8h30min às 12h30min, nos locais especificados no Cartão de Inscrição e versarão sobre o conteúdo dos programas das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, parte integrante deste Edital, Anexo III.
Processo Seletivo aos Cursos de Nível Médio e Técnico/ 2011. 2
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Coordenadoria de Admissão de Alunos
4.1.1. As provas deste Seletivo serão realizadas nos Campi (cidade) do Quadro de Vagas, Anexo I.
4.2. O Caderno de Provas conterá 40 (quarenta) questões, sendo 20 (vinte) de Língua Portuguesa e 20 (vinte) de Matemática.
4.3. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas, com 1 (uma) hora de antecedência, munidos de Documento de Identidade (RG) ou de qualquer documento oficial de identidade, com foto, e de caneta esferográfica azul ou preta, escrita grossa.
4.4. Não será permitido aos candidatos, em hipótese alguma, o acesso ao local das provas sem o documento constante no subitem anterior.
4.5. Em face do caráter objetivo da Prova e da apuração dos resultados por meio eletrônico, não será concedida revisão de prova nem recontagem de pontos. Serão admitidos, entretanto, Recursos contra a formulação de questões ou quanto ao gabarito oficial, o qual será divulgado no site www.ifma.edu.br e afixado na Portaria dos CAMPI citados neste Edital, a partir das 14 horas do mesmo dia da Prova.
4.6. Os RECURSOS deverão estar devidamente fundamentados e protocolados em qualquer CAMPUS, em até 2 (dois) dias a contar da data da divulgação do gabarito e deverão ser dirigidos à Coordenadoria de Admissão de Alunos.
4.6.1. Os RECURSOS somente serão analisados se estiverem dentro do prazo estabelecido, no subitem 4.6.
4.6.2. Quanto aos RECURSOS inconsistentes e sem comprovação dos fatos nele citados, caberá a este Instituto tomar as medidas que se fizerem necessárias a atos e/ou fatos que desabonem a conduta e a idoneidade da Comissão Elaboradora, da Comissão de Concurso ou deste Instituto, considerando os procedimentos indenizatórios pertinentes.
4.7. O Caderno de Provas poderá ser levado pelo candidato após duas horas do início da Prova.
4.8. A questão ANULADA contará como ponto positivo para o candidato.
4.9. Após a divulgação do resultado das provas (1ª Etapa), a partir do dia 19 de janeiro de 2011, o candidato aprovado deverá obrigatoriamente acessar o site do IFMA, conforme data estabelecida neste Edital, no subitem 3.2, letra b, escolher as opções de curso, primeira e segunda, respectivamente, e assinalar se deseja ou não concorrer através do sistema de cotas.
4.9.1. O resultado da 1ª e 2ª Etapas será divulgado no site Oficial do IFMA, na Portaria do IFMA e de seus respectivos Campi e em Jornal local de grande circulação.
4.9.2. A divulgação dos resultados, nos Campi, ficará a cargo de seus respectivos dirigentes nas unidades de suas competências.
4.9.3. O Resultado Final será divulgado a partir do dia 27 de janeiro de 2011.



DOS CURSOS DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
9. DAS VAGAS
9.1. As vagas a serem preenchidas pelos candidatos classificados, obedecida à rigorosa ordem de classificação, estão especificadas no Anexo I deste Edital.
10. DAS INSCRIÇÕES
10.1. As inscrições serão gratuitas, e feitas para cada Campus, exclusivamente, em Formulário Impresso, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro de 2010. Nessa ocasião, o candidato responderá um Questionário Socioeconômico.
10.2. Para essa modalidade, poderá inscrever-se candidato com, no mínimo, 18 anos completos, até a data da matrícula, e que tenha concluído, ou esteja concluindo, em 2010, o Ensino Fundamental.
10.3. Não serão aceitas inscrições por via postal, via fax e via correio eletrônico.
10.4. Documentos exigidos para a inscrição:
• Carteira de Identidade (RG);
• CPF;
• Cópia de Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou Declaração original (com data a partir de setembro/2010), de que está cursando a última série do Ensino Fundamental no ano letivo de 2010;
• Cópia da última conta de energia elétrica, recebida no 2ª semestre de 2010 (o endereço constante no formulário de inscrição deverá ser o mesmo desta conta de energia).

11. CONDIÇÃO SELETIVA
11.1. Após análise do Questionário Socioeconômico, o candidato submeter-se-á a uma entrevista, a ser realizada por uma equipe designada por cada Campus, cujo cronograma será divulgado juntamente com o resultado dos candidatos selecionados, em até três vezes o número de vagas.
12. DO FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
12.1. Os cursos serão ministrados em 03 anos, de segunda a sábado, nos turnos matutino, vespertino ou noturno, com conclusão simultânea da Habilitação Técnica e do Ensino Médio.
12.2. Os cursos mencionados no subitem anterior funcionarão nos Campi estabelecidos no Anexo I.
13. DA CLASSIFICAÇÃO
13.1. O resultado final será divulgado, a partir do dia 27 de janeiro 2011, no site oficial do IFMA e nas portarias dos Campi.
14. DA MATRÍCULA
14.1. Os candidatos classificados devem comparecer nos Campi para realizarem suas matriculas no período de 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2011.
14.2. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
• Certidão de Nascimento ou de Casamento;
• Documento oficial de identidade;
• Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou Declaração original (com data a partir de janeiro de 2011), de que cursou com frequência e aproveitamento a última série do Ensino Fundamental no ano letivo de 2010;
• Prova de quitação com o Serviço Militar (só para apresentação);
• Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (só para apresentação);
• Três fotos 3 x 4, iguais, de frente e recentes.
14.3. Estando o candidato impedido de realizar a sua matrícula, esta poderá ser feita por seu representante legal.
14.4. Será considerado desistente e, portanto, eliminado do Processo Seletivo, o candidato que não comparecer ou não se fizer representar no ato da matrícula.
14.5. O candidato selecionado que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula no período determinado, perderá o direito à vaga e será substituído pelo primeiro candidato da lista de excedentes, a ser convocado pelos Campi e assim, sucessivamente.
14.6. Os candidatos selecionados excedentes, chamados para o preenchimento das vagas dos desistentes, efetivarão suas matrículas nos respectivos Campi na data e horário estabelecidos, posteriormente, por cada Campus.

Grupo de Estudos Online promove primeiro encontro presencial no Fórum da Cultura Digital



“Promover o encontro de redes. Este é o grande propósito do II Fórum da Cultura Digital, que acontece a partir do dia 15 de novembro, na Cinemateca, em São Paulo. E já seria motivo suficiente para o Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital se fazer presente e reunir aqueles que interagem diariamente na plataforma online. No entanto, o primeiro encontro presencial deste Grupo que já ultrapassou a marca de 2 mil participantes ganha mais identificação com o Fórum porque, ao longo dos três dias do evento, o público vai respirar “cultura digital”.
Junto a outras iniciativas, o Grupo de Estudos Online Educar na Cultura Digital vai participar, na noite de 16 de novembro, às 18h30, do espaço Encontro de Redes, onde o tema será justamente “Educação e Cultura Digital”. Thiago Saldanha, da equipe da organização do evento, explica que “neste mesmo espaço vai acontecer o encontro de várias ações de educação, agrupadas para facilitar a troca entre redes. ”Algumas delas são a Puraqué, Saúde e Alegria e REA.

Relato de Experiências

Aqueles que já estiverem acompanhando o Fórum da Cultura Digital desde a segunda-feira, 15 de novembro, podem conferir a mesa “Experiências de Educação e Cultura Digital”. A partir das 9h, na Sala Petrobras, Mílada Gonçalves, mediadora pedagógica do Grupo de Estudos Online, conversará, ao longo de uma hora, com profissionais do “Laboratório Web de Comunicação – UFRJ”, do “Centro Educacional Pioneiro”, do projeto “SELIGA”, do projeto “Folhas e o Livro Didático” e do “Polo de Cultura Digital”.

O evento é dos mais democráticos. Aberto ao público, não requer inscrições prévias – devem ser feitas na Cinemateca, nos dias do Fórum. É só chegar, acompanhar as conversas e interagir. Confira aqui a programação completa do II Fórum da Cultura Digital.”
Por Giulliana Bianconi www.educarede.org.br

Afinal, o que é grafeno?


O que é grafeno e porque ele é tão importante assim pra ganhar um Nobel?

Nessa semana, dois professores ganharam o Prêmio Nobel de Física por experimentos relacionados ao grafeno.

Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam o prêmio Nobel de 2010 por experimentos inovadores com o grafeno, um novo material, mais forte que o diamante, condutor de calor e em determinadas condições, superflexível. Geim é também o único ganhador de Nobel de Física que também possui um IgNobel, em 2000, prêmio concedido as descobertas mais bizarras da ciência, por usar campos magnéticos para levitar um sapo.

O grafeno, é simplesmente, átomos de carbono organizados em hexágonos ligados. Isso não teria nada de especial a não ser pelo fato de que tudo na natureza é tridimensional, pelo menos era o que pensavam. O trabalho de Geim e Novoselov expande o entendimento sobre materiais que têm uma dimensão a menos, pois só têm um átomo de grossura.

Como material, o grafeno é completamente novo, o mais fino, o mais resistente, como condutor de eletricidade, tão bom quanto o cobre, como condutor de calor, melhor que qualquer material, pratiamente transparente, mas tão denso que nem o menor dos átomos, o hélio, pode ultrapassá-lo.

O grafeno pode ter múltiplas aplicações: o transístor mais rápido já produzido foi construído com base no grafeno, o desenvolvimento de sensores para quantidades muito pequenas de moléculas no ar ou detectores de radiação e metais, além de aplicações em bioquímica e medicina, por permitir um novo método de sequenciação do DNA.
A criação de novos componentes eletrônicos, que seriam mais rápidos do que os atuais de sílicio, viabilizando o desenvolvimento de computadores ainda mais eficientes.

Sendo quase transparente e ótimo condutor, o grafeno é adequado para painéis de luz, células de captação de energia solar e telas touch-screen.

O GRAFENO E A SUSTENTABILIDADE.

Hoje os cientistas russos Andre Geim e Konstantin Novoselov foram premiados com o maior premio da área desde 1901, o Nobel de Física 2010. Em 2004 eles descobriram um material que assim como o silício, promete revolucionar a tecnologia moderna. Não, não é um substituto para o café.

O silício, o material com que são feitos os atuais transistores, oxida, se degrada e se torna instável quando é reduzido a dimensões 10 vezes maiores. O anseio da industria por materiais que permitam a miniaturização nanotecnológica dos componentes computacionais motivou o estudo do grafeno. O grafeno é uma estrutura plana composta unicamente por átomos de carbono. A melhor analogia para explicar sua aparência é a tradicional tela de galinheiro, onde cada “nó” da tela é um átomo de carbono. Ele já está sendo utilizado na interação com computadores quânticos, nas mais modernas técnicas de extração de DNA e até nas populares telas sensíveis ao toque. O mundo tem observado o rápido ganho proporcionado por esse material, hoje os cientistas percebem que o que havia de errado não estava na teoria e sim no material adequado. Alias um dos Doodles Google recentes homenageou a descoberta da Buckyball material com características parecidas e muito importante na área bio-médica, e que nada mais é que uma bola de grafeno.

Mas o que o grafeno tem a ver com a sustentabilidade?

A resposta varia de acordo com a sua interpretação de mundo. Por exemplo: se você levar em consideração que componentes menores fazem mais com menos material e energia, você chegará a conclusão de que ele será uma peça chave para o desenvolvimento dos novos componentes eletrônicos. Alem do mais trata-se de um material biodegradável. Esta é uma tendência das pesquisas cientificas em nosso seculo, ano passado o premiado (junto com os inventores do CCD) foi o inventor da fibra óptica, (também biodegradável, menos custosa de energia e mais eficiente). Tamanha miniaturização e eficiência nos leva a constatar que os portáteis e toda a cultura atrelada aos dispositivos móveis estão cada vez mais presentes e que sua evolução ganha novos motores a cada dia, tornam-se cada vez mais, uma boa aposta profissional.

No entanto devemos ressaltar que toda corrida tecnológica leva a substituição das tecnologias ultrapassadas, mas para onde vão os componentes atuais? Normalmente quando não podem ser reaproveitados por iniciativas como o AID (puxando a brasa à sardinha do projeto da unipê, vão parar nos lixões, onde vão se degradar e espalhar metais pesados desproporcionalmente ao que o ambiente é capaz de absorver.

Seria uma boa justiça dar o próximo nobel de física a quem inventar o reciclador ideal para estes materiais.

Mais informações em : inovação tecnológica

VOCÊ SABE O QUE É SUSTENTABILIDADE?


Nunca essa palavra foi tão usada quanto hoje, mas, afinal de contas, o que é Sustentabilidade? De acordo com Cabrebra (2009), da Revista Você S/A, trata-se de um conceito sistêmico de modo a correlacionar e integrar de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

Segundo o Portal da Sustentabilidade, esse termo propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu amior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

O primeiro uso do termo “sustentabilidade” foi feito pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland. Em 1987, Brundtland publicou um livreto chamado “Our Common Future”, onde relacionava meio ambiente com progresso. Nesse livreto, foi escrito pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Ou seja, podemos notar que a proposta da sustentabilidade não é só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.

O desafio é enorme, e envolve várias gerações, por isso, fique por dentro do tema!

George Henrique