sexta-feira, 28 de maio de 2010

8º SALIMP - SALÃO DO LIVRO DE IMPERATRIZ




PROGRAMAÇÃO GERAL

29.05 - Sábado ( Abertura)

10h - Abertura dos portões ao público
- Abertura dos estandes.

15h - Livros históricos e livros de história de Imperatriz (Palestra)
- Palestrante: EDMILSON SANCHES.

18h - Solenidade de Abertura do 8° SALIMP ( Acadêmicos)
- AIL, Autoridades, Patrocinadores e Público.

19h - Concerto Instrumental
- Junior Schubert ( Violonista).

20h - Lançamento de Livro
- ´´A origem do pensamento filosófico``
- Almira Torres (FAMA)

Exposições Permanentes

10h às 22h - Mulheres nuas (exposição literária feminina)
- Coordenação de Allana C. R. Sanches

10h às 22h - África-mãe: unindo os povos na Copa 2010
-exposição de desenhos para apreciação e votação
- Coordenação da CEIRI

30.05 – Domingo

10h - Livros históricos e livros de história de Imperatriz
- Palestra
- Palestrante: Edmilson Sanches

18h - Recital Poético
- Sarau literário
- Responsável: Itaerço Bezerra (AIL).

Arena Multicultural

10h - Atividades infantis
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Peteleco & Cia.

14h - Atividades infantis
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Laranjinha e Cia.

19h - Antônio Calloni
- Leitura de poemas autorais com mediação
- (interação com o público)
- Responsável: Coordenação do SALIMP.

31.05 - Segunda- feira

11h - Exibição de documentário
- Notas sobre o Brasil, por Darcy Ribeiro (Série ''Intérpretes do Brasil")
- Coordenação do SALIMP

12h - Exibição de documentário
- A última hora, produção e narração de Leonardo DiCaprio
- Coordenação do SALIMP

10h às 12h - Henriqueta Evangeline ( Escritora infantil)
- Palestra: Arena Multicultural
- Público-alvo: crianças.

14h - Como superar as dificuldades do estudo em casa
- Palestra destinada a pais e professores
- Nadia Ferreira e Josinê Santos.


16h - Saúde mental e estresse infantil
- Palestra destinada a pais e professores
- Palestrante: Dayse Lima Cavalcante

14h - Como superar as dificuldades do estudo em casa
- Palestra destinada a pais e professores
- Palestrantes: Nadia Ferreira e Josinê Santos.

16h - Saúde mental e estresse infantil
- Palestra destinada a pais e professores
- Palestrante: Dayse Lima Cavalcante.

17h - Happy hour Literário
- Bate-papo entre escritores e público
- Agostinho Noleto Soares(AIL) fala sobre seu romance Kelbilim, o caçador de enganos (Prêmio Literário AIL 2010)
- Coord.: Adalberto Franklin e convidados.

Arena Multicultural

10h - Recreação e contação de histórias
- Animação literária
- Palhaço Peteleco & Cia.

10h30 min - Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo
- Apresentação de contexto literário
- Professores e alunos Escola Municipal Castro Alves I.

11h - Henriqueta Evangeline
- Palestra e lançamento de livro infantil
- Responsável: Paulinas (editora)

14h - Momento poético-musical
- Recital poético e canto do Hino Nacional Brasileiro
- Professores e alunos da Escola Municipal Castro Alves I.

15h - Henriqueta Evangeline
- Palestra e lançamento de livro infantil
- Responsável: Paulinas (editora)

18h - No reino das fadas coloridas
- Peça teatral infantil
- Professores e alunos da Escola Santa Teresinha.

19h - A formiguinha e a neve
- Peça teatral infantil
- Professores e alunos da Escola Santa Teresinha.

20h - Filinto Elísio
- Palestra e lançamento de livro
- Poeta africano (Cabo Verde)
- Responsável:Coordenação do SALIMP

01.06 - Terça-feira

11h - Exibição de documentário
- Os vários brasis, por Aziz Ab'Saber (Série ''Intérpretes do Brasil")
- Responsável: Coordenação do SALIMP.

12h - Exibição de documentário
- O Semeador de livros: a saga do editor José Xavier Cortez
- Responsável: Coordenação do SALIMP

14h - Português instrumental
- Palestra
- Palestrante: Edmilson Sanches (AIL)


15h - O escravismo indígena no Maranhão colonial
- Palestra
- Palestrante: João Renôr F.Carvalho (AIL/UFPI)

16h - A importância da campanha pelo Maranhão do Sul
- Palestra e debate
- Palestrante: Waldir A. Braga(AIL)

17h - Happy hour literário
- O Prof. Dr. João Renôr F. de Carvalho ( AIL/ UFPI) apresenta sua série O Maranhão na história, com dois volumes já lançados.
- Mediação de Adalberto Franklin e convidados.

18h - Lançamento de Livro
- ''O Pacto da Floresta"
- José Ribeiro de Oliveira (AIL).

19h - Estratégias de poder na América Portuguesa
- Palestra e lançamento de livro de artigos científicos
- Palestrantre: Helidacy Corrêa (UFF-RJ/UEMA)

Arena Multicultural

10h - Recreação e contação de histórias
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Laranjinha & Cia.

11h - Conversa literária com crianças e jovens
- Escritores interagem com o público
- Responsáveis: Coordenação do SALIMP /AIL.

14h - Recital de poesia e apresentação de peça teatral
- Alunos da Escola Santa Teresinha
- Responsável: Escola Santa Teresinha.

15h - Conversa literária com crianças
- Escritores interagem com o público
- Coordenação do SALIMP /AIL.

16h - Eros
- Peça teatral
- Colégio COC-Imperatriz.

17h - Chapeuzinho Vermelho
- Peça teatral (nova versão)
- Responsável: Escola Arte de Educar.

18h - Recital de Poesias
- Sarau literário
- Responsável: Escola Arte de Educar.

20h - Show Lena Garcia e Banda Koralina
- MPB e música latina
- Responsáveis: Lena Garcia e banda e Coodenação SALIMP.

02.06 - Quarta-feira

11h - Exibição de documentário
- Saberes, por Manuela Cameiro da Cunha (Série ''Intérpretes do Brasil")
- Coordenação do SALIMP

12h - Exibição de documentário
- Home: nosso planeta, nossa casa, de Yan Arthus-Bertrand
- Responsável: Coordenação do SALIMP.

14h - Português Instrumental
- Palestra
- Palestrante: Edmilson Sanches (AIL).

15h - Reflexões sobre o Ensino Médio maranhense
- Palestra
- Diana Barreto Costa (UEMA).

17h - Happy hour literário
- Bate-papo entre escritores e público
- Mediação de Adalberto Franklin e convidados.

18h30 - Recital Poético
- Sarau literário
- Responsável: Ariston di França (AIL)

19h - Lançamento de Livro
- ''O Sonho dos justus (crônicas)''
- Autor: Francimar Moreira.

20h - O empreendedorismo vence a crise
- Palestra
- Palestrante: Alberto Maia (FEST).

Arena Multicultural

10h - Recreação e Contação de histórias
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Laranjinha e Cia.

11h - Conversa literária com crianças e jovens
- Escritores interagem com o público
- Responsável: Coordenação do SALIMP /AIL.

14h - Peça teatral e apresentação musical
- Alunos da escola Santa Teresinha
- Responsável: Escola Santa Teresinha.

15h - Recreação e contação de histórias
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Peteleco & Cia.

16h - Conversa literária com crianças
- Escritores interagem com o público
- Coordenação do SALIMP / AIL.

17h - Literatura e contação de histórias
- Atividades literárias
- Responsável: Casa Escola Dei Bambini

19h - Eros
- Peça teatral
- Responsável: Colégio COC-Imperatriz.

20h30 - Show Erasmo Costa e banda
- Forró Pé-de-serra
- Responsável Erasmo Costa e banda


03.06 - Quinta-feira

11h - Exibição de documentário
- Viva o sertão, por Antonio Risério (Série ''Intérpretes do Brasil'')
- Responsável: Coordenação do SALIMP

12h - Exibição de documentário
- Maranhão (terra, gente e belezas turísticas)
-Responsável: Coordenação do SALIMP

14h - Conversando sobre autismo
- Palestra
- Palestrante: Nadia Ferreira de Araújo

15h - A importância do livro e da leitura
- Palestra
- Palestrante: Edmilson Sanches (AIL).

16h - A crônica como manifestação literária
- Palestra
- Palestrante: Manoel Aureliano Neto (AIL)

17h - Happy hour literário
- Bate-papo entre escritores e público
- Apresentação do livro Perfis Acadêmicos 2010, da Academia Imperatrizense de Letras.
- Responsável: Academia Imperatrizense de Letras.

19h - Lançamento de livro
- '' Sucesso: uma conquista possível
- Autora: Francely Feitosa Oliveira.

19h30 - Lançamento de livro
- Título: Açailândia, eixo do Maranhão: a influência do polo guseiro no desenvolvimento econômico de Açailândia.
- Autor: Sílvio Vieira.

Arena Multicultural

10h - Recreação e Contação de histórias
- Animação literária
- Palhaço Laranjinha e Cia.

11h - Conversa literária com crianças e jovens
- Escritores interagem com o público
- Responsável: AIL

14h - Recital de poesia e lançamento de livro
- ''Poemas e crônicas (coletânea 2009)
- Escola Est. Bela Vista (TO).

16h - Eros
- Peça Teatral
- Colégio COC-Imperatriz.

20h - Pasquale Cipro Neto
- Palestra: destinada a professores, escritores, estudantes e interessados
- Responsável: SALIMP.

04.06 - Sexta-feira

11h - Exibição de documentário
- Presença africana, por Carlos Serrano (Série ''Intérpretes do Brasil'')
- Responsável: Coordenação SALIMP.

12h - Exibição de filme
- Corpos perdidos na estrada, de Hélio Brito
- Responsável: Coordenação do SALIMP.

14h - A liderança com base nos ensinamentos de Jesus
- Palestra
- Palestrante: Francely Feitosa Oliveira.

15h - J. R. Oliveira Guedes
- Palestra: ''A poesia de Walt Whitman"
- Lançamento do livro Walt Whiltman, um poeta brilhante

16h - Happy Hour Literário
- O escritor, crítico literário e teatrólogo Ubiratan Teixeira (AML)
- Conversa com o público e escritores sobre literatura maranhense
- Convidado: Ubiratan Teixera ( AML).

17h - LANÇAMENTO DE LIVROs
- Crônicas da Esperança Crônica, de Edmilson Sanches
- Contos Órfãos, de Edmilson Sanches
- Poemas de Amor e Carne, de Edmilson Sanches
- Versus Contra, de Edmilson Sanches
- Autopoiésis, de Edmilson Sanches
- Palavras em versos, de Francisco Balbino Sousa
- Labirintos, de Ubiratan Teixeira
- Vela ao Crucificado, Ubiratan Teixeira
- Responsável: Coordenação do Salimp.

19h - Lançamento de livro
- A cidade na região e a região na cidade: a dinâmica
socioeco-nômica de Imperatriz e sua implicações na região
tocantina.
- Autor: Jailson de Macedo Sousa.

Arena Multicultural

14h - Recreação e Contação de Histórias
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Peteleco & Cia.

15h - A lenda do bumba-meu-boi
- Peça teatral
- Responsável: Cia. Ciranda das Letras.

16h - Oficina de desenho para crianças
- Instrutor: Marcelo Ricardo (design gráfico)
- Responsável: Marcelo Ricardo.

20h - Show Leandro Macedo
- Gênero musical: MPB
- Compositor, instrumentista e cantor.
- Responsável: SALIMP

05.06 - Sábado

11h - Exibição de documentário
- Rio Tocantins, por Domingos Cézar
- Responsável: Coordenação do SALIMP

12h - Exibição de filme
- Fernão Capelo Gaivota, do livro de Richard Bach
- Responsável: Coordenação do Salimp

14h - A importância da Previdência Social na saúde do trabalhador
- Palestra
- Palestrante: Antônio Queiroz Galvão

16h - Happy Hour Literário
- Bate-papo entre escritores, jornalistas e público
- Homenagem da Academia Imperatrizense de Letras pelos 40 anos de fundação do jornal O Progresso.
- Mesa-redonda e debate. Tema: ''A contribuição do jornal O Progresso à literatura regional.
- Mediação: Adalberto Franklin

19h - Lançamento de livro
- A experiência de um terceiro nascimento (autobiografia)
- Luís Gonçalves da Costa.

Arena Multicultural

10h - Atividades infantis
- Animação literária
- Coordenação do SALIMP.

15h - Oficina de desnho para crianças
- Instrutor: Marcelo Ricardo (design gráfico)
- Responsável: Marcelo Ricardo

17h30 - Sarau poético
- Temática ambiental
- Responsável: Ana Paula Soares (Suzano)

20h - Pedro Bandeira
- Palestra: ''O foco literário''.
- Público-alvo: professores e escritores.
- Coordenação do SALIMP.


06.06 - Domingo

11h - Exibição de documentário
- Leituras do cotidiano, por Roberto da Matta (''Intérpretes do Brasil")
- Responsável: Coordenação do SALIMP.

13h - Coletânea de filmes de curta-metragem
- Apresentação do Hino Nacional Brasileiro
- Coordenação do SALIMP

17h - Happy Hour Literário
- Bate-papo entre escritores e público
- Premiação do vencendor do concurso do mascote do SALIMP (Corujinha Sofia, de Marcelo Ricardo)
- Mediação de Adalberto Franklin

Arena Multicultural

10h - Recreação e Contação de histórias
- Animação literária
- Responsável: Palhaço Laranjinha & Cia.

16h - Recreação e Contação de histórias
- Animação literária
- Responsável: CEIRI

17h - Sarau poético
- Baseado na obra de Pedro Bandeira
- Responsável: Escola Militar Tiradentes


19h - Pedro Bandeira
- Palestra ''O Foco literário".
- Coordenação do SALIMP.


Parceria com a USP vai incluir o Maranhão em rede social



Com o apoio tecnológico do NEaD, será possível contemplar estudantes de municípios maranhenses com o Projeto Rede Social de Conhecimento e Cultura

A Universidade Federal do Maranhão, por meio do NEaD e da Universidade Aberta do SUS, firmou nesta segunda-feira (25) uma importante parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

As instituições vão atuar juntas no projeto de extensão Rede Social de Conhecimento e Cultura, do Núcleo de Telessaúde da USP, coordenado pelo prof. Dr. Chao Lung Wen. O Maranhão será o primeiro estado do país a receber o projeto, após São Paulo.

Em visita à Instituição, representantes da UFMA conheceram as instalações do Núcleo de Telessaúde, garantindo apoio ao projeto que visa difundir conhecimento em rede para estudantes do ensino médio da rede pública municipal de todo o Brasil. O diferencial do projeto será o de preparar os estudantes para exercício da função de “multiplicadores”, sob a supervisão de professores. Participaram da visita, o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, e os coordenadores da UNA-SUS/UFMA, profª. Ana Emília Oliveira (coordenadora geral) e o prof. Sofiane Labidi (coordenador tecnológico).

“Essa parceria vem ao encontro das ações do NEaD. Primeiramente, vamos utilizar o material multimídia já preparado pela USP. Em um segundo momento, a nossa plataforma com as coordenações de pólo darão suporte à produção de mais materiais didáticos”, explica Othon Bastos.

O encontro interinstitucional ratificou a intenção de cooperação entre as duas instituições, que deverá ser formalizada através de documento encaminhado pela Universidade Federal do Maranhão à USP.

Como vai funcionar?

Como primeiro passo, serão firmadas parcerias com as prefeituras interessadas, que se comprometerão com o espaço e apoio logístico para realização das atividades, além da definição do público-alvo (professores e estudantes). Em seguida, será feita a doação do material didático (cartazes e DVDs), exposição do projeto e treinamento para professores e graduandos da UFMA. Essa tarefa será desempenhada pelo coordenador Chao Lung Wen, que tem visita prevista à UFMA ainda no primeiro semestre do ano.

Em etapa posterior, os participantes do treinamento serão responsáveis pela socialização do conteúdo, por meio de videoconferências transmitidas da sede do NEaD para estudantes do ensino médio e professores da rede municipal das prefeituras participantes, capacitando-os para atuar como multiplicadores na fase seguinte.

Na etapa final, os estudantes atuarão como “multiplicadores de conhecimento” dentro de suas escolas, sob a supervisão dos professores. Será distribuído um cartão do conhecimento, por meio do qual os discentes poderão compartilhar conhecimentos em rede nacional, através do ambiente virtual do projeto.

Inicialmente, o projeto prevê apenas difusão de conteúdo na área da saúde, oferecido pelo Núcleo de Telessaúde. Posteriormente, a UFMA vai ficar encarregada da definição dos novos conteúdos e produção do material didático.

Lugar: Campus do Bacanga-SLZ
Fonte: Tissiana Carvalhedo/NEAD/ASCOM
Notícia alterada em: 28/05/2010 09h05

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TWITTER PARA BRASILEIRO VER.


Site prepara versão em português, revela executiva. País tem mais usuários que América Latina

Bruno Rosa

Twitter, site de microblogs mais popular da internet, já trabalha em uma versão para o português. De acordo com a companhia, o Brasil é um dos países estratégicos, embora inglês e japonês sejam os dois idiomas mais escritos na plataforma.

O brasileiro é um dos povos mais ativos no Twitter, confirmou Jenna Dawn, porta-voz do site americano.

Segundo a consultoria britânica comScore, há 5,945 milhões de usuários no país, cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que em todo o resto da América Latina, onde 4,498 milhões acessam o Twitter.

Em uma conferência com os jornais da América Latina que fazem parte do Grupo de Diarios América (GDA) — formado por 11 dos principais periódicos da região, entre eles O GLOBO — Jenna lembrou do forte crescimento do Twitter no Chile após o terremoto de fevereiro, quando o número de contas aumentou 500%.

Com isso, a empresa percebeu, segundo ela, a importância de ter o site de microblogs em diversos idiomas. Atualmente, são seis: além de inglês, espanhol e japonês, há italiano, francês e alemão.

— Se não tivéssemos Twitter em espanhol, não teríamos conhecido o impacto (da importância do idioma). O Twitter estará disponível em português, mas ainda não temos uma data para o lançamento — revelou.

O Twitter se define como um serviço aberto de informação em tempo real, em que milhões de pessoas trocam conteúdo. A informação postada deve caber em 140 caracteres.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Softwares Educacionais


Por Gabriela E. Possolli Vesce
Juntando as traduções de soft + ware, pode-se inferir que software une o conceito de “leve”, “macio” com o conceito de “artigo”, “produto”. “Leve” porque não é palpável como o hardware (hard = duro). A tradução literal seria: artigo leve. Por isso, a palavra software, assim com a palavra hardware não possuem tradução para o português.

Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas e executadas pelo computador. Existem dois tipos principais de softwares: os sistemas operacionais (softwares básicos que controlam o funcionamento físico e lógico do computador) e os softwares aplicativos (executam os comandos solicitados pelo usuário, como os processadores de texto e planilhas eletrônicas). Dois outros tipos de softwares que contém elementos dos softwares básicos e dos softwares aplicativos, mas que são tipos distintos, são: os softwares de rede, que permitem a comunicação dos computadores entre si, e as linguagens de programação, que fornecem aos desenvolvedores de softwares as ferramentas necessárias para escrever programas.

Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino.

Os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.

Quanto ao enfoque dado à aprendizagem, um software educacional pode direcionar para uma aprendizagem algorítmica ou heurística. Em um software de aprendizagem algorítmica a ênfase está na transmissão de conhecimentos, na direção que vai do sujeito que domina o saber para aquele que quer aprender. No modelo algorítmico o desenvolvedor de software tem o papel de programar uma seqüência de instruções planejadas para levar o educando ao conhecimento. Já em um software orientado pelo modelo de aprendizagem heurística predominam as atividades experimentais em que o programa produz um ambiente com situações variadas para que o aluno as explore e construa conhecimentos por si mesmo.

Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo, uma das etapas primordiais de sua produção é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação. E para isso, ter um ou vários pedagogos na equipe de projeto é indispensável, o acaba ocorrendo é que grande parte das equipes de desenvolvimento de software educativo não possuem pedagogos ou então os pedagogos tem um papel meramente teórico.

A Matemática e os Temas Transversais

Por Prof. Ailton Feitosa
O ensino da matemática está passando por varias mudanças de caráter curricular e metodológico, haja vista que os indicadores das avaliações nacionais apontam para essa necessidade. Contudo, não é apenas os resultados dessas avaliações que estimulam essas mudanças, faz-se necessário reformular o ensino da matemática para que a mesma passe a ter significado e consequentemente o processo ensino aprendizagem seja significativo.

Os temas transversais surgem na Educação a partir de questionamentos realizados em vários países sobre qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdos abordados nesta escola.

Dessa forma, conforme grupos sociais politicamente organizados em diversos países reunidos em Organizações não-governamentais (ONGs) e também governamentais começaram a desenvolver projetos educacionais que incluíssem na estrutura curricular de suas escolas questões que abordassem conteúdos relacionados ao cotidiano da maioria da população. A fim de diminuir o fosso existente entre o desenvolvimento tecnológico e o da cidadania, uma das propostas feitas por esses grupos é a inserção transversal na estrutura curricular das escolas, sem abrir mão dos conteúdos curriculares tradicionais, de temas como: ética, saúde, meio ambiente, o respeito às diferenças, os direitos do consumidor, as relações capital-trabalho, e a igualdade de oportunidades.

De acordo com ARAÚJO (2000) um dos países que aprofundou essa proposta foi a Espanha, que ao reestruturar o seu sistema escolar, em 1989 fez a inclusão de temas transversais sistematizados em um conjunto de conteúdos considerados essenciais para a sua realidade.

No Brasil, a proposta de incluir os temas transversais no contexto educacional, deu-se a partir de 1998, após a apresentação do documento dos PCNs pelo MEC.

Os temas transversais propostos no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Os temas não constituem novas áreas do conhecimento e devem ser abordados contínua e sistematicamente ao longo de toda a escolaridade. A perspectiva transversal requer uma transformação da prática pedagógica, pois exige do professor o rompimento da atuação de atividades pedagogicamente formalizadas e aumenta o compromisso com relação à formação dos alunos. Entretanto, o que significa trabalhar transversalmente? E, o que é transversalidade?

De acordo com a concepção elaborada pela equipe de especialistas do MEC, os temas transversais devem perpassar os conteúdos curriculares. Assim “As áreas convencionais devem acolher as questões dos Temas Transversais de forma que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.” (Documento PCNs TEMAS TRANSVERSAIS, 1998, p. 27).

Convém destacar que os temas formam um conjunto articulado, gerando objetivos e conteúdos comuns ou muito próximos entre eles. Além disso, integração, a extensão e a profundidade da abordagem dos temas acontecerão em diversos níveis, de acordo com a prioridade estabelecida.

Devido à complexidade do processo educativo, Rafael YUS (1998) coloca que é oportuno mostrar os diferentes âmbitos da transversalidade, dessa forma distingue os seguintes tipos :

* Transversalidade disciplinar: é a que acontece dentro de cada área específica, consiste no tratamento dado a um tema transversal ao longo do ano letivo.

* Transversalidade no espaço: é o tratamento de um tema transversal por mais de duas áreas num ano letivo.

* Transversalidade no tempo: devido à necessidade, de acordo com objetivos propostos, de se tratar um tema transversal por mais de dois anos letivos sucessivos.

* Transversalidade curricular: consiste no tratamento curricular dado a um tema transversal, inclui os tipos de transversalidade acima citados.
* Transversalidade ambiental: refere-se ao conjunto de todas as questões no ambiente escolar que promovam as condições favoráveis para o desenvolvimento de temas transversais.

Todos esses aspectos possíveis da transversalidade que dizem respeito ao âmbito escolar constituem a chamada transversalidade formal. O tratamento dado a um tema transversal por outras áreas da sociedade recebe o nome de transversalidade não formal.

Uma questão importante levantada por YUS (1998) refere-se ao nível de contribuição das diversas áreas em relação á transversalidade. Segundo esse autor, a contribuição das diversas áreas numa proposta transversal dar-se-á conforme o tipo de conteúdo a ser trabalhado. Assim, determinadas áreas terão grande contribuição no que tange a conteúdos conceituais (História, Geografia, Ciências); outras áreas contribuirão mais nas questões que envolvem conteúdos procedimentais (Matemática, Ciências); já os conteúdos atitudinais receberão contribuição de todas as áreas.

Uma consideração similar a esta é feita pelos PCNs (Documento PCNs MATEMÁTICA, 1998) ao colocarem que os temas, no caso da escola, precisam se articular às concepções da área e, portanto, isso pode ocorrer de maneiras diversas em função da natureza de cada tema e de cada área. Assim:

Tendo em vista a articulação dos Temas Transversais com a Matemática algumas considerações devem ser ponderadas. Os conteúdos matemáticos estabelecidos no bloco Tratamento da Informação fornecem instrumentos necessários para obter e organizar as informações, interpretá-las, fazer cálculos e desse modo produzir argumentos para fundamentar conclusões sobre elas. Por outro lado, as questões e situações práticas vinculadas aos temas fornecem os contextos que possibilitam explorar de modo significativo conceitos e procedimentos matemáticos. (Documento PCNs MATEMÁTICA, 1998, p. 29)

Existe uma estrutura prévia, formada pelas disciplinas tradicionais. Os conteúdos dos temas transversais são distribuídos em todas as disciplinas, cruzando ou transpassando as áreas de conhecimento.

De acordo com ARAÚJO (2000), isso pode acontecer de três formas diferentes:

1. Na primeira forma conteúdos tradicionais e transversais estão misturados a ponto de não existir distinção entre eles, por exemplo, um professor de Matemática não conseguiria trabalhar seu conteúdo desvinculado da construção da cidadania e da democracia;
2. Na segunda forma, conteúdos tradicionais e transversais são abordados pontualmente, ou seja, em algum momento o professor pára de trabalhar o seu conteúdo e insere algum tema transversal em sua aula na forma de projeto. Exemplificando essa proposta, nesse caso, o referido professor de Matemática não trabalharia somente o seu conteúdo, mas em determinado momento abordaria algum tema transversal em suas aulas;
3. Na terceira forma os conteúdos tradicionais e os temas transversais integram-se interdisciplinarmente. Então, voltando ao nosso exemplo, o professor de matemática deve integrar o conteúdo específico de sua área tanto aos temas transversais como a conteúdos de outras áreas.

Dessa forma esse “giro” de noventa graus, onde os temas transversais assumem a posição de eixos vertebradores, possibilitará uma nova concepção de ensino, que permitirá ver as disciplinas curriculares atuais não como fins em si mesmas, mas como “meio” ou instrumento para se alcançar outros objetivos, mais voltados aos interesses e necessidades da maioria da população, aproximando dessa forma o científico do cotidiano.

Precisamos retirar das disciplinas científicas as suas “torres de marfim”1 e deixá-las impregnarem-se de vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência.

Dessa forma, as matérias curriculares são entendidas como meios através dos quais pretende-se desenvolver a capacidade de pensar e de compreender e interpretar adequadamente o mundo que nos rodeia. E se estes conteúdos estruturam-se em torno de eixos que exprimem a problemática cotidiana atual, convertem-se em instrumentos cujo valor e utilidade são evidenciados pelos alunos.

O documento dos PCNs propõem, para o ensino fundamental, uma concepção de transversalidade, isto é, tomam como eixo vertebrador os conteúdos tradicionais, porém sugerem que o professor não interrompa seus conteúdos para trabalhar os temas transversais e nem que os trabalhe paralelamente, mas sim que estabeleça as relações entre ambos e os incluam como conteúdos de sua área, fazendo com que os alunos utilizem-se dos conhecimentos escolares em sua vida extra escolar.O que a nosso ver tende a ser a opção mais viável já que não implica em grandes mudanças da estrutura curricular,todavia o que parece ser uma qualidade pode tornar-se um defeito,pois uma mudança superficial acaba não obtendo os resultados esperados.

Assim: “A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e sua transformação (aprender na realidade e da realidade).” (Documento PCNs TEMAS TRANSVERSAIS, p. 30)

Dessa forma, a transversalidade leva a uma mudança na prática pedagógica na escola, pois está muito relacionada à postura do professor frente aos conteúdos abordados e a forma de abordá-los.

“A transversalidade acontece quando se tem ou se objetiva a efetiva transformação no modo de ser dos alunos. Ou seja, quando se produz mudança de valores e/ou padrões de conduta no grupo envolvido.” Portanto, se um tema for abordado numa perspectiva inter, trans, multidisciplinar, mas a proposta tratar apenas de seus aspectos relacionados aos saberes escolares, o professor não estará trabalhando a transversalidade. Assim, por exemplo, os PCNs enfatizam que o bloco Tratamento de Informações cria grandes possibilidades para se trabalhar a transversalidade, entretanto, se o professor não abrir espaços que proporcionem reflexões, ela não acontecerá.

Examinemos uma situação que pode exemplificar, numa outra perspectiva, a afirmação acima: durante uma aula de Matemática, após terminarem um trabalho envolvendo recortes e colagens de sólidos geométricos, o chão ficou repleto de lixo e alguns alunos se negaram a participar da limpeza, justificando que esse é um trabalho para as faxineiras da escola. Se o professor passa a promover de forma direta ou indireta reflexões sobre a responsabilidade de cada um em relação ao meio em que vive e sobre a discriminação de categorias de trabalhadores, provocando lentamente mudanças na postura de seus alunos; então esse professor está constituindo uma prática transversal.

Às vezes, mesmo sem saber, um professor pode estar praticando mais a transversalidade do que aqueles que tratam de um assunto em sua disciplina, “ensinando-o”, mas que intervêm pouco na mudança dos valores e padrões dos seus alunos.

Entre as diversas dificuldades encontradas para que a transversalidade aconteça a formação dos professores é apontada como uma delas.

Essa dificuldade ocorre porque os professores têm que pensar e colocar em prática uma proposta que eles próprios não vivenciaram em momento algum de suas vidas, portanto, há uma forte tendência aos enfoques instrutivos em detrimento dos educativos. O argumento anterior mostra o forte caráter de ação da transversalidade.

Contudo, esse conflito torna-se mais evidente quando a proposta transversal exige um planejamento globalizado, e o restante do currículo e a organização escolar persistem em seu planejamento analítico. Essa “dupla linguagem” se resolve a favor do paradigma atual, da ordem estabelecida, que também é o que sintoniza com a cultura do professorado, formado inicial e permanentemente por essas clássicas coordenadas.

Assim, para se levar a transversalidade adiante é preciso que se construa uma nova cultura acadêmica, com uma estrutura em função das novas exigências e mudanças na forma de entender o papel da escola na sociedade, e o papel da universidade na formação profissional do futuro professor. Isso, de maneira geral, implicará numa mudança de valores em relação a formação de professores de Matemática no que tange a sua postura como professor frente a disciplina
que leciona.