quinta-feira, 22 de abril de 2010

SBM APROVA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE UM CURRICULUM MÍNIMO PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

A Comissão de Educação da SBM reuniu-se no dia 18 de março para discutir o ensino de graduação em matemática no Brasil. Além dos integrantes da comissão de educação, participaram membros do conselho diretor e diretoria da SBM, e também os representantes brasileiros do Projeto Klein em Língua Portuguesa. A reunião aprovou a elaboração de proposta de um Curriculum Mínimo para a Licenciatura em Matemática. Propõe-se que o documento seja apresentado na 62a. Reunião da SBPC, em julho de 2010, e amplamente discutido durante a V Bienal da SBM, em outubro de 2010 na cidade de João Pessoa. Também aprovou-se a redação de um Observatório do Ensino de Graduação em Matemática no Brasil contendo dados coletados sobre o assunto, que irão subsidiar a elaboração posterior de um plano de ação da SBM.
Em seguida, no dia 19 de março, ocorreu a primeira reunião do ano do Conselho Diretor da SBM, onde o relatório das atividades da Diretoria do período agosto-dezembro de 2009 foi apresentado. Nesta reunião também foi tratado o Regimento da Editora da SBM. A discussão do regimento da editora é uma etapa importante de um processo de profissionalização da atividade editorial da SBM, que vem ocorrendo desde 2009.
Fonte: SBM

3ª Olimpíada Maranhense de Matemática


UFMA abre inscrições para 3ª Olimpíada Maranhense de Matemática
Escolas e demais instituições têm até o dia 14 de maio para se inscrever

A partir do dia 26 deste mês, segunda-feira próxima, estarão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Maranhense de Matemática. A previsão é de que a 1ª fase da Olimpíada ocorra no dia 26 de junho, e a 2ª no dia 28 de agosto.

A OMM é uma competição organizada pela UFMA, por meio do Departamento de Matemática, e em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática, um dos órgãos responsáveis pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A OMM é aberta aos estudantes do Ensino Fundamental a partir do 6º ano, e também aos estudantes de Ensino Médio e Superior, tanto da rede pública quanto privada. As instituições podem realizar inscrições pelo endereço eletrônico do Departamento de Matemática da UFMA: www.demat.ufma.br

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Madson Fernandes/UFMA

terça-feira, 20 de abril de 2010

Problemas Matemáticos para o Século XXI

Listas com problemas matemáticos em aberto algumas vezes aparecem, principalmente para marcar alguma data especial. Foi este o caso da lista de problemas proposta por Hilbert [1] em 1900, conhecida como os Problemas de Hilbert, que marcou a virada do século XIX para o século XX, e mais recentemente uma lista proposta por Smale [2] em 1998, com a finalidade de marcar a passagem do século XX para o século XIX.
Na lista original de Hilbert são propostos 23 problemas. Matemáticos do mundo todo mergulharam na busca de suas soluções. Por sua vez, Smale propõe 18 problemas sendo que alguns deles apareceram inicialmente na lista de Hilbert. Enquanto que na lista de Hilbert o entendimento de certos aspectos topológicos era a ênfase, na lista de Smale este papel é ocupado pela idéia de algoritmo de tempo polinomial.
A seguir são listados 8 problemas matemáticos em aberto. Entre eles estão alguns dos mais importantes problemas da Matemática atual. Os problemas marcados com (*) têm um prêmio de 1 milhão de dólares para a apresentação de uma solução : A Conjectura de Goldbach (*), A Hipótese de Riemann (*), A Conjectura de Poincaré (*), A Conjectura Jacobiana, O 16o Problema de Hilbert, P versus NP (*), As Equações de Navier-Stokes (*) e A Conjectura de Carathéodory.

[1] http://aleph0.clarku.edu/~djoyce/hilbert/toc.html
[2] S. Smale, Mathematical problems for the next century, Math. Intel. 20.
[3] www.claymath.org/prizeproblems