sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fonte de Pesquisa



O Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br é uma importante fonte de informação em diversas áreas do conhecimento e das artes. Onde, poderá encontrar e-books, vídeos, músicas, periódicos da Capes http://www.capes.gov.br e muito mais. Vá em frente, pesquise e aprofunde seu conhecimento.

Drauzio Varela vem a Imperatriz conhecer trabalho de professor do Campus da Uema




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sexta-feira, 30 de abril de 2010 ELSON Sexta-feira, Abril 30, 2010
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O médico Drauzio Varella, estrela da Rede Globo nas matérias relacionadas a questões de saúde, desembarca em Imperatriz na próxima terça-feira, um dia depois de uma equipe da Globo que o acompanhará por suas andanças por aqui.

Varela vem a Imperatriz conhecer de perto o trabalho cientifico do professor/ pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão Antônio Augusto Frazão conhecido internacionalmente por suas pesquisas com plantas fitoterápicas.

Ganhou o mundo as pesquisas do professor Frazão com uma substância extraída da graviola, fruta típica do cerrado maranhense, da qual desenvolveu uma pomada usada para combater feridas provocadas pelo diabetes e até pelo câncer. O medicamento que ele produz é distribuído gratuitamente a dezenas de enfermos.
Por conta de suas pesquisas ele já esteve na Europa e na Asia e agora chama a atenção da mídia nacional.

Na ultima vez que me encontrei com o professor Frazão ele me disse que a “ pomada da graviola” tinha sido encampada pela Organização das Nações Unidas (ONU)

A informação da vinda do doutor doutor Drauzio Varela é da secretaria municipal de saúde Conceição Madeira. Por conta de compromissos de trabalho em Brasília na terça, ela determinou que o médico fosse ciceroneado pelo secretario adjunto Arnaldo Alencar e pelo coordenador da Atenção Básica, Charles Miranda.

DRAUZIO VARELA ?

O médico Drauzio Varella é cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.
Na Rede Globo, participou das séries sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, combate ao tabagismo, planejamento familiar, transplantes e diversas outras, exibidas no Fantástico.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Maranhão é o Estado com menos bibliotecas públicas municipais

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Ministério da Cultura revela que em 420 cidades brasileiras ainda não há bibliotecas municipais. O índice representa 7,54% dos 5.565 municípios em todo o país. O estado com o maior número de cidades sem esses espaços para leitura é o Maranhão (61).

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais foi realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e encomendado pelo ministério. De acordo com o levantamento, em 79% das cidades há bibliotecas municipais em funcionamento. Em 12% elas estão em processo de implantação e, em 1%, em fase de reabertura. O estudo foi feito entre setembro e novembro do ano passado. Em 2007 e 2008, 660 cidades não tinham bibliotecas municipais.

O perfil dos estabelecimentos indica uma média de 296 empréstimos por mês e uma frequência média de usuários de 1,9 vez por semana. A área física é de 177 metros quadrados, em média, e a maioria das bibliotecas (99%) não abre durantes os finais de semana, só funciona de segunda à sexta, de manhã e de tarde.

Os dados mostram ainda que 91% dos locais não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual. O índice das bibliotecas que não dispõem de serviços para portador de necessidades especiais chega a 94%. Além disso, 88% dos estabelecimentos não têm nenhum tipo de atividades de extensão, como oficinas e rodas de leitura em escolas.

Segundo a pesquisa, 64% das bibliotecas municipais do país têm computador, 39% têm televisão, 28% têm videocassete, 27% têm aparelho de DVD e 24% ainda usam máquina de datilografia. Entretanto, 25% delas não contam com nenhum desses equipamentos.

Apesar do número razoável de estabelecimentos com computadores, nem a metade (45%) tem acesso à internet. Desses, apenas 29% prestam esse tipo de serviço aos usuários.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PENSAMENTOS MATEMÁTICOS

"Às folhas tantas do livro de matemática,
um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical.
"Eu sou a soma dos quadrados dos catetos,
mas pode me chamar de hipotenusa".
E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética,
corresponde a almas irmãs, primos entre-si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas,
curvas, círculos e linhas senoidais.
Nos jardins da quarta dimensão,
escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas
e os exegetas do universo finito.
Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim,
resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar,
uma perpendicular.
Convidaram os padrinhos:
o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro,
sonhando com uma felicicdade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos
e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
Foi então que surgiu o máximo divisor comum,
frequentador de círculos concêntricos viciosos,
ofereceu-lhe,
a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema,
ele era a fração mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser moralidade,
como, aliás, em qualquer Sociedade ..."

Millor Fernandes

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MEC confirma mudança do Enade para o dia 21 de novembro



A relação dos participantes selecionados para o Enade será divulgada até o dia 20 de setembro.
O Ministério da Educação confirmou nesta segunda-feira (3/5) a mudança da data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), para o dia 21 de novembro. A prova seria realizada no dia 7 de novembro, mas foi adiada por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para os dias 6 e 7 do mesmo mês.

De acordo com a pasta, a relação dos participantes selecionados para o Enade será divulgada até o dia 20 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os cursos a serem avaliados são bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Devem fazer as provas os estudantes ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem completado entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, além dos concluintes que tiverem alcançado pelo menos 80% da carga horária mínima ou que tenham condições acadêmicas de concluir o curso este ano.

Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados ingressantes os estudantes que até 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 25% desse total e concluintes os que, até a mesma data, tiverem completado pelo menos 75% ou tenham condições acadêmicas de conclusão este ano.

Estão dispensados do Enade os alunos que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil em instituição conveniada com a de origem na data de realização da prova.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Agência Brasil
Notícia alterada em: 05/05/2010 12h21

segunda-feira, 3 de maio de 2010

TESTE DE MATEMÁTICA MALUCO

Três loucos vão fazer o exame mensal para ver se já podem receber alta.
O médico pergunta ao primeiro deles:
- Quanto é dois mais dois?
- 72 - responde ele.
O doutor balança a cabeça como quem diz \"Esse não tem mais jeito\" e virando-se para o segundo, repete a pergunta:
- Quanto é dois mais dois?
- Terça-feira - responde o segundo.
Desanimado, o médico vira-se para o terceiro louco:
- Quanto é dois mais dois?
- É quatro, doutor! - responde ele, com firmeza.
- Parabéns, você acertou! Como você chegou a essa conclusão?
- Foi fácil! Me baseei nas respostas dos meus amigos: 72+terça-feira dá 4!

domingo, 2 de maio de 2010

A Matemática segundo Jobim


Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você

Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal

Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão

Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

António Carlos Jobim/Marini Pinto (1958)

Evolução do Ensino da Matemática




1- Ensino de matemática até a década de 70:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2- Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$80,00. Qual é o lucro?

3- Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Qual é o lucro?

4- Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5- Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6- Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

7- Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$ 100,00.