terça-feira, 16 de novembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É SUSTENTABILIDADE?


Nunca essa palavra foi tão usada quanto hoje, mas, afinal de contas, o que é Sustentabilidade? De acordo com Cabrebra (2009), da Revista Você S/A, trata-se de um conceito sistêmico de modo a correlacionar e integrar de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

Segundo o Portal da Sustentabilidade, esse termo propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu amior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

O primeiro uso do termo “sustentabilidade” foi feito pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland. Em 1987, Brundtland publicou um livreto chamado “Our Common Future”, onde relacionava meio ambiente com progresso. Nesse livreto, foi escrito pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Ou seja, podemos notar que a proposta da sustentabilidade não é só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.

O desafio é enorme, e envolve várias gerações, por isso, fique por dentro do tema!

George Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário