quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)





05/01/2010 18:05 - Portal Brasil

Se você cursa ou quer cursar a graduação em uma faculdade ou universidade particular e não tem como pagar parte ou a totalidade das mensalidades, pode se candidatar ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Se for aprovado, poderá ter até 100% das mensalidades financiadas pela Caixa Econômica Federal.
O saldo financiado começa a ser pago apenas após a conclusão do curso, sendo que o prazo máximo é de três vezes o período que faltar para o final da graduação – se o curso tiver duração de quatro anos, o estudante terá 12 anos para quitar o financiamento. Quem liquidar a dívida antecipadamente obtém desconto dos juros proporcionais.

O financiamento estudantil da Caixa já beneficiou mais de 500 mil estudantes desde sua criação, em 1999, oferecendo R$ 4,6 bilhões, entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos.

Como posso participar?

Se você estiver regularmente matriculado em faculdades e universidades privadas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), pode participar do processo seletivo do Fies. No entanto, não podem se candidatar: alunos que trancaram matrícula; quem já tenha sido beneficiado pelo Fies; quem esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc) e bolsistas do ProUni.

Onde devo me inscrever?

Para se candidatar ao Fies, você deve se inscrever pela internet. A ficha de inscrição fica disponível no site da Caixa Econômica Federal em períodos predeterminados e divulgados pelo banco. No site você também encontra as principais regras do Fies e pode simular as parcelas do financiamento.

Fonte:
Ministério da Educação
Caixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário